24 de out de 2015

O principal meio de escoamento da produção brasileira é realizado pelas frotas de caminhões. Mas para que a frota fique segura é preciso tomar algumas ações de segurança.

Planejamento da rota


Estar com o planejamento da rota de sua carga é a melhor forma de economizar. Tanto no combustível (evitando desperdícios ao vagar aleatoriamente), quanto no tempo gasto para a realização do trabalho. Verificar os melhores caminhos é uma operação básica de logística, contudo alguns problemas podem surgir como, por exemplo, a falta de locais para os caminhoneiros descansarem. As diárias são obrigadas por lei, por isso estar com outras opções de rotas é importante para a segurança.

Sendo assim é possível evitar estradas esburacadas e pontos com ação de assaltos. Além disso, utilizar um sistema de rastreamento é possível acompanhar a frota em tempo real além de ter comunicação direta com o condutor. Ao mesmo tempo, que o aparelho se estiver integrado com um sistema de GPS, possibilitará acompanhar o deslocamento de cada veículo, verificando se a rota planejada está sendo cumprida à risca.

Manutenção de veículos


A manutenção dos veículos é imprescindível para a segurança, economia e eficiência. Todavia não são incomuns acidentes decorrentes de problemas mecânicos. Além de atrasar as entregas, existe o perigo de colisões e assaltos, resultando na eventual perda da carga e do caminhão.

Alguns cuidados podem ser feitos pelo próprio condutor ou pelo responsável da frota como, por exemplo, reaperto dos grampos e fixadores do baú; fixação do ripamento interno; reparo da borracha das portas do baú; revisão da parte elétrica interna e de sinalização; troca das faixas refletivas, pintura das partes ferrosas e vedação do teto do baú.

Treinamento dos motoristas


É essencial investir em sistemas de monitoramento e equipamentos de segurança, porém é imprescindível que os motoristas estejam treinados para condutas adequadas no trânsito e para terem ideias de como se comportar no caso de colisões ou outros acidentes.

Categories: ,

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

1 - Todos os comentários serão moderados.
2 - Comentários com ofensas e vocabulário de baixo nível não serão aprovados.
3 – Comentários com ofensas a outros comentaristas não serão aprovados.
4 – Na medida do possível a havendo necessidade os comentários serão respondidos.
5 – Spans e propagandas não serão aprovados.
6 – O sistema de comentários possui um campo para website favor usar este campo pois só serão aprovados comentários com referencias para outros sites caso este for muito relevante.

Related Posts with Thumbnails

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Procurar

Inscreva-se no RSS Feed Siga o Carburado no Twitter!