22 de jul de 2015

A tão esperada carta de motorista chegou. A ansiedade para sair dirigindo se mistura com o medo de quem está começando. Tudo perfeitamente natural! O mais importante para quem é recém habilitado não é só manter o carro sobre controle, mas também os nervos! Mantenha a calma e troque o medo pelo respeito à pista.

Separamos então algumas dicas para quem vai pegar a estrada pela primeira vez! Ah, você já é experiente? Fique alerta também, a velocidade em rodovias é maior, o que demanda mais atenção!

1) A primeira dica nada mais é que ressaltar os cuidados que já devemos ter no dia a dia. Use cinto de segurança e exija que os demais passageiros também o façam. Não exceda os limites das pistas. Não pegue a estrada exausto ou com sono. Por mais que você ache que tem total controle sobre seu corpo, ele pode te pregar uma peça. E uma peça a 120km/h não é engraçada.

Se beber e dirigir na cidade é já perigoso, na estrada chega a ser criminoso. Quem faz isso, além de arriscar a própria vida e de quem estiver no veículo, pode acabar com a de quem não tem nada a ver com a história.

2) Antes de pegar a estrada, torne rotina checar as condições do carro. Repor água de para-brisa, de radiador, verificar o óleo e fazer a calibragem dos pneus, inclusive do estepe, são coisas básicas. Verifique também os itens de segurança: luz de freio, faróis, triângulo, macaco e pisca alerta.

3) Tenha em mãos o número da seguradora e mantenha o celular carregado, nunca se sabe quando e onde você vai precisar dele.

4) Mantenha uma boa distância do carro à frente. E quanto maior a velocidade da pista, maior deve ser essa distância, pois mais difícil se torna a desaceleração em caso da necessidade de frenagem.

5) Nunca ultrapasse pela direita ou pelo acostamento. As ultrapassagens devem ser sempre pela a esquerda. Se um carro estiver muito devagar à sua frente, calmamente dê a seta para a esquerda, olhe no retrovisor e acelere, ultrapassando-o. Se a pista for “vai-e-vem”, a famosa pista dupla, fique atento à faixa que as separa. Se for contínua, não tente a ultrapassagem. Se for pontilhada, a ultrapassagem é permitida. Nesse caso, observe ao longe se não há veículos vindo do outro lado, olhe no retrovisor, dê seta para a esquerda e certifique-se que o veículo à sua frente está ciente de sua intenção. Apenas ultrapasse se estiver totalmente seguro de si e de seu veículo. Caso não consiga concluir a ultrapassagem, reduza, dê seta para a direita e volte para sua pista.

6) Atente-se aos sinais entre motoristas. Um farol piscando atrás de você quer dizer um apressadinho querendo te ultrapassar. Nesse caso, calmamente caia para a pista da direita e deixe ele seguir seu rumo. Já alguém que venha do sentido oposto piscando o farol significa que pode haver problemas à frente. Um deslizamento de terra, um acidente ou trânsito intenso podem ser eventos anunciados dessa maneira. Redobre a atenção.

7) Diminua antes das curvas e mantenha o carro engatado, só voltando a acelerar quando sair dela. Evite frear durante a curva, isso diminui o atrito do carro com a pista, necessário para sua estabilidade.

8) Pilote com os vidros totalmente abertos ou totalmente fechados. O deslocamento de ar na estrada pode ser muito forte e perigoso se vindo de um caminhão, por exemplo. Quando o ar deslocado entra no carro, ele precisa sair, e se apenas um dos vidros estiver aberto, isso vai desestabilizar a direção.

9) Divirta-se! A melhor parte da viagem é a viagem. Respeitando a pista, é só curtir a estrada e a sensação de liberdade que ela nos passa. Pesquise não apenas sobre o seu destino, mas sobre atrações que possam existir pelo caminho. Um bom restaurante com comida tradicional do local, uma cidadezinha histórica em que valha a pena dar uma passada, enfim, cada caminho reserva suas peculiaridades.

Este post é uma contribuição do Buscapé para o Blog Carburado

Categories:

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

1 - Todos os comentários serão moderados.
2 - Comentários com ofensas e vocabulário de baixo nível não serão aprovados.
3 – Comentários com ofensas a outros comentaristas não serão aprovados.
4 – Na medida do possível a havendo necessidade os comentários serão respondidos.
5 – Spans e propagandas não serão aprovados.
6 – O sistema de comentários possui um campo para website favor usar este campo pois só serão aprovados comentários com referencias para outros sites caso este for muito relevante.

Related Posts with Thumbnails

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Procurar

Inscreva-se no RSS Feed Siga o Carburado no Twitter!