20 de fev de 2014


Os automóveis incorporam o status de poder, independência e sucesso. Na medida em que as mulheres vêm conquistando espaço no mercado de trabalho, ocupando cargos de chefia e posições de destaque na sociedade brasileira, a participação feminina no setor automobilístico tem crescido de forma correspondente.


Nos dias atuais, as mulheres representam cerca de 45% das vendas de automóveis no Brasil e 70% das decisões de compra, já que elas também influenciam na escolha dos modelos de carros dos maridos, namorados e irmãos.

Homens x Mulheres
Se engana quem acredita que as mulheres levam apenas a beleza do design em consideração na hora de comprar o carro. Pesquisas revelam que elas são mais racionais na hora da compra, priorizando o conforto, a segurança, funcionalidade e custo-benefício do veículo. No que os homens tendem a escolher o carro pela potência, design e desempenho.

O resultado desta combinação de gostos e prioridades tem feito com que a indústria automobilística busque adequar os modelos para agradar ambos os públicos, mas ainda é fato que alguns carros são preferência das mulheres na hora da compra, em especial os utilitários esportivos como o Ecosport e Gran Vitara, além dos compactos C3 e Fiat 500.

Com a mão na graxa
O aumento da participação das mulheres na compra de veículos automotivos tem gerado reflexos positivos na introdução da mão de obra feminina no setor. As montadoras, oficinas e concessionárias têm procurado integrar mulheres em suas equipes, desde o atendimento até as seções de montagem, conserto e reparos de veículos. No último ano, a Volkswagen abriu um curso de mecânica somente para mulheres em 53 unidades, com a finalidade de preencher 1.300 vagas abertas para contratação de mão de obra feminina.

O perfeccionismo, organização e atenção aos detalhes, são qualidades que as empresas têm buscado para atender à demanda crescente das consumidoras, que representam um percentual significativo no setor automobilístico brasileiro. As mudanças e adaptações vão desde a arquitetura das oficinas de automóveis ao atendimento, com direito a cafezinho no aconchegante sofá da sala de espera e TV.

Fonte Liquipneus - Pneus RJ

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Muito bom esse artigo que retrata a presença das mulheres no mundo dos automóveis.

    ResponderExcluir

1 - Todos os comentários serão moderados.
2 - Comentários com ofensas e vocabulário de baixo nível não serão aprovados.
3 – Comentários com ofensas a outros comentaristas não serão aprovados.
4 – Na medida do possível a havendo necessidade os comentários serão respondidos.
5 – Spans e propagandas não serão aprovados.
6 – O sistema de comentários possui um campo para website favor usar este campo pois só serão aprovados comentários com referencias para outros sites caso este for muito relevante.

Related Posts with Thumbnails

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Procurar

Inscreva-se no RSS Feed Siga o Carburado no Twitter!