17 de out de 2013

O motor de um carro a gasolina (ou gás ou álcool) tem como função principal transformar o combustível em energia capaz de gerar movimento nas rodas.

O modo mais prático de criar movimento a partir da gasolina é queimá-la dentro de um motor (por isso chamado motor de combustão interna).

O coração desse sistema é uma pequena câmara de combustão chamada cilindro e, dentro de cada cilindro estão os pistões (carros de passeio geralmente têm quatro ou seis cilindros). Com a queima do combustível, os pistões se movimentam, girando um eixo chamado virabrequim, que leva a energia mecânica até o sistema de transmissão, que distribui essa energia para as rodas e faz com que o carro se movimente. Há outros componentes que auxiliam no processo para que o movimento não pare, conheça as principais peças do motor:


1-Cilindro:

É dentro deste que o pistão se move. A potência do motor depende do tamanho do cilindro. Exemplo: se o motor possui quatro cilindros de meio litro (com um total de 2 litros), entende-se que é 2.0.

2-Vela de ignição: 

Peça que faz a faísca que inicia a combustão da mistura de ar e combustível. Nos motores a diesel não há velas de ignição.

3-Válvulas: 

Mantêm a câmara de combustão fechada durante as reações. As válvulas de escapamento abrem-se para que saiam os gases resultantes da combustão, então, as válvulas de admissão se abrem para a entrada do ar e do combustível, fechando-se logo antes do início da compressão e recomeçando o ciclo.

4-Cabeça do motor ou cabeçote: 

Parte que abriga as válvulas de admissão, escapamento e velas. Além de funcionar como tampa do bloco de cilindros.

5-Pistão: 

Peça que se move dentro do cilindro. É feito de liga de alumínio, já nos carros mais antigos, de ferro fundido.

6-Anéis de segmento: 

Estão entre a parte externa do pistão e a parte interna do cilindro. Impedem o vazamento da mistura ar-combustível para o cárter durante a compressão. Possuem a mesma função em relação aos gases de escapamento enquanto ocorre a combustão.

7-Virabrequim: 

É conectado à caixa de marchas. O virabrequim transforma os movimentos retos do pistão em movimento circular e a caixa de marchas faz as rodas girarem.

8-Biela: 

Tal peça é responsável por ligar o virabrequim ao pistão.

9-Carburador: 

Faz a mistura ar-combustível. Não há carburador em carros com injeção eletrônica.

10-Motor de arranque (ou motor de partida): 

Funciona com energia elétrica e faz com que o motor do carro ligue, ou seja, faz as primeiras reações até que o motor tenha como funcionar sozinho.

11-Solenoide de partida (ou relé ou bobina de chamada): 

Tal peça faz a ligação entre bateria e motor de arranque, já que aproxima os contatos através de um eletroímã.

12-Bateria: 

Alimenta os dispositivos do automóvel que necessitam de energia elétrica, como o sistema de ignição, som e farol.

13-Alternador:

É conectado ao virabrequim do motor. Gera energia enquanto o automóvel está ligado.

14-Distribuidor: 

Distribui corrente elétrica da bateria até as velas de ignição, espalhando a centelha até a câmara de cilindro certa.

15-Corrente de distribuição (ou correia dentada): 

Tal item sincroniza o movimento do virabrequim e do eixo que comanda as válvulas de escapamento e admissão, mantendo o ritmo do motor.

16-Radiador: 

Utiliza a água do reservatório para resfriar o motor, mantendo assim a temperatura controlada.

17-Bomba d'água: 

Recebe a água de resfriamento que vem do radiador e faz com que ela circule em peças como: cabeçotes e motor, para depois voltar ao radiador e recomeçar o ciclo.

Fontes: Fan Page Connect Parts e Revista Pense Carros


Categories: ,

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Onde fala cilindro seria melhor bloco do motor onde os cilindros ficam.
    Mas e a parte da transmissão não tem n é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rhullyo
      Os cilindros ficam no bloco, que seria mais um item, porem não foi colocado para não estender muito. Quanto a transmissão fica para um próximo post.

      Excluir

1 - Todos os comentários serão moderados.
2 - Comentários com ofensas e vocabulário de baixo nível não serão aprovados.
3 – Comentários com ofensas a outros comentaristas não serão aprovados.
4 – Na medida do possível a havendo necessidade os comentários serão respondidos.
5 – Spans e propagandas não serão aprovados.
6 – O sistema de comentários possui um campo para website favor usar este campo pois só serão aprovados comentários com referencias para outros sites caso este for muito relevante.

Related Posts with Thumbnails

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Procurar

Inscreva-se no RSS Feed Siga o Carburado no Twitter!