7 de ago de 2013

Oficina Brasil faz ranking dos principais problemas e conta o que se deve fazer quando o carro apresentar alguma falha

Aquele barulhinho na suspensão, pneus com problemas e o carro que “puxa” mais para um lado do que para o outro. Conheça os cinco problemas que m
ais levam carros para oficinas mecânicas e dão muita dor de cabeça para os motoristas. Antonio Cesar Costa , consultor técnico da Oficina Brasil – maior rede de franquias de serviços automotivos do Brasil – montou uma lista com os principais problemas e soluções.


  • Alinhamento e Balanceamento - O carro começa a “puxar” para um dos lados ou o volante trepida quando o veículo atinge certa velocidade. Nesse caso deve-se verificar a geometria do veículo, que abrange alinhamento de direção, cambagem e cáster e também, realizar o balanceamento das rodas para evitar a trepidação. Esses serviços garantem um rodar mais suave, maior conforto e estabilidade e deve ser realizado a cada 6 meses.
  • Pneus - desgastes acentuados e irregulares dos pneus põem em risco a estabilidade e segurança do veículo. Os pneus são os responsáveis por manter o veículo “grudado” ao chão tanto em pistas secas ou molhadas. Pneus desgastados não realizam perfeitamente essa função. Verificar regularmente e trocar quando atingir o marcador TWI existente no pneu.
  • Barulhos na Suspensão – As peças de suspensão na sua maioria combinam componentes metálicos e de borracha (buchas, coxins e etc) e com o tempo e uso normal ,sofrem desgastes e aparecem folgas que causam barulhos ao se transitar por pistas irregulares. Além do desconforto causado pelos barulhos, essas peças desgastadas podem ocasionar o desgaste de outras , como por exemplo os pneus. Uma revisão a cada 6 meses e a troca dos itens com problemas, é aconselhável, tornando a manutenção inclusive mais em conta.
  • Freios – O sistema de freios (dianteiro e traseiro) é formado por peças que se atritam constantemente, causando um desgaste natural pelo uso. Nos grandes centros principalmente, devido ao transito intenso, o sistema é muito exigido. Por se tratar de item de segurança, e cuja manutenção é sempre preventiva, é aconselhável um monitoramento a cada 6 meses e troca quando atingir certo desgaste. Consulte um profissional de sua confiança que o orientará quanto a hora da troca.
  • Falhas no funcionamento do motor - dificuldade de partida, falha durante o funcionamento, consumo excessivo de combustível, são problemas comuns, causados por desgaste natural de peças e/ou combustível de má qualidade (batizado). Sempre que aparecer um desse sintomas, procure imediatamente uma oficina que disponha de equipamentos capazes de diagnosticar e resolver o problema.


ATENÇÃO: Antonio Cesar Costa, consultor técnico da Oficina Brasil está à disposição para entrevistas.
Entrar em contato com:
INÉDITA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA PARA REDES DE FRANQUIAS
Tels.: 11 5581-5658 /11 2276-7112
Contato: Luane Magalhães – luane@ineditasp.com.br
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