21/06/2013

imagem que representa os tipos de óleo para o motorJá vimos por aqui quando trocar o óleo do motor e já vimos também as causas do consumo de óleo, agora veremos neste artigo os tipos de óleo lubrificante para motor.

Muitos me perguntam que tipo de óleo deve ser usado em seus carros, e a resposta quase sempre é a mesma, o óleo a ser utilizado é o que o manual de seu veículo indica. 

Existem três tipos de óleo para o motor o mineral, semi-sintético e o sintético, vamos ver quais as vantagens e desvantagem de cada um deles.

Os óleos minerais  são desenvolvidos a partir do petróleo e outros minerais, tem a grande vantagem de ser mais barato porém não funciona muito bem em altas temperaturas e pressão, ficando grosso com o tempo formando assim as famosas borras.

Os óleos semi-sintéticos são compostos de uma mistura de elementos sintéticos e minerais, com isto o preço cai um pouco, e evita o aparecimento de borras quando o motor é muito exigido mas mesmo assim sua troca não é tão longa quanto o sintético.

Já o óleo para motor sintético, como o nome diz, são desenvolvidos com elemetos sintéticos, ou seja, com elementos totalmente criados em laboratório, apesar de ser recomendado a utilização em situações extremas, em carros  turbinados ou com motores preparados, ele tem seu custo muito elevado, compensa um pouco utilização quando o motor é original de fabrica, onde o oléo não é muito exigidos, neste caso sua troca pode ser estendida, passando dos 5 mil quilômetros chegando entre 15 e 20 mil quilômetros, já em casos onde o carro teve seu motor modificado o recomendado é não deixar passar muito a troca dos 5 mil quilômetros.

Independente do tipo de óleo que você esta utilizando o prazo de validade é de seis meses e deve ser substituido mesmo que não tenha atingido a quilometragem para a troca. Outra observação importante é a troca do filtro de óleo.
Categories:

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

1 - Todos os comentários serão moderados.
2 - Comentários com ofensas e vocabulário de baixo nível não serão aprovados.
3 – Comentários com ofensas a outros comentaristas não serão aprovados.
4 – Na medida do possível a havendo necessidade os comentários serão respondidos.
5 – Spans e propagandas não serão aprovados.
6 – O sistema de comentários possui um campo para website favor usar este campo pois só serão aprovados comentários com referencias para outros sites caso este for muito relevante.

Related Posts with Thumbnails

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Confira também:


Procurar

Inscreva-se no RSS Feed Siga o Carburado no Twitter!