31 de mar de 2013


Será que o ar condicionado do carro realmente faz o carro gastar mais combustível? A resposta é, nem sempre.


Com o acionamento do ar condicionado o compressor de ar faz realmente com que o carro consuma um pouco mais de combustível, pois faz com que o motor tenha que fazer um pouco mais de esforço para funcionar.

Mas isto não se aplica sempre, segundo estudo realizado pela SAE - Society of Automotive Engineers, ou Sociedade de Engenharia Automotiva -, nos Estados Unidos, dirigir com os vidros fechados e o ar ligado é a melhor maneira de economizar combustível.

Segundo estudos da SAE realizados em um no túnel de vento da General Motors com deslocamento de ar frontal e lateral. Em dois modelos testados, um SUV equipado com um V8 de 8.1 litros e um sedã grande, também com um V8, mas de 4.6 litros. Os dois mostraram que a condução com as janelas abertas tem efeito negativo na eficiência do combustível. O sedã foi 20% menos econômico. O SUV registrou 8%. O estudo concluiu que quanto mais aerodinâmico é o modelo, maior o efeito da resistencia do ar com as janelas abertas.

Mas esta situação só é válida quando a velocidade for superior a 64 km/h, mas esta velocidade não é uma regra depende muito de veiculo para veiculo. Para se ter uma idéia quando se dirigi a uma velocidade de 112 km/h, o ar faz uma força quatro vezes maior que quando o carro esta a apenas 56 km/h. Ou seja, com o dobro de velocidade, a resistência do ar se multiplica por quatro. Então se você estiver dirigindo seu carro a 112 km/h com os vidros abertos a aerodinâmica será muito mais prejudicado.

E não esqueça de fazer a higienização do ar condicionado do seu carro uma vez por ano.

Veja outras dicas de economia de combustível.
Categories:

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

1 - Todos os comentários serão moderados.
2 - Comentários com ofensas e vocabulário de baixo nível não serão aprovados.
3 – Comentários com ofensas a outros comentaristas não serão aprovados.
4 – Na medida do possível a havendo necessidade os comentários serão respondidos.
5 – Spans e propagandas não serão aprovados.
6 – O sistema de comentários possui um campo para website favor usar este campo pois só serão aprovados comentários com referencias para outros sites caso este for muito relevante.

Related Posts with Thumbnails

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Procurar

Inscreva-se no RSS Feed Siga o Carburado no Twitter!