23 de nov de 2012

Configuração amplia rentabilidade do transportador ao permitir aumento da capacidade de carga, uso de implementos mais longos e menos pneus no solo

A Scania inova mais uma vez o mercado ao apresentar o pioneiro caminhão de especificação 6x2/4, que reduz os custos operacionais do cliente. O modelo é oferecido nas opções de cabines P, G, R e Highline, e potências de 360, 400, 440 e 480cv. Uma das versões do novo veículo, o P 360, destinado ao segmento de transporte de automóveis (cegonha) tem a exibição de estreia na 15ª Exposição de Transportes, que será realizada até sábado (24), no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo do Campo (SP).

“A Scania tem por filosofia mundial a evolução constante dos produtos, serviços e tecnologias que disponibiliza. Estamos lançando mais uma gama de caminhões que elevam a rentabilidade da operação”, afirma Victor Carvalho, gerente de Vendas de Veículos da Scania do Brasil. “Seguimos nossa tradição de ouvir as necessidades do mercado e, com a pioneira configuração 6x2/4, a Scania oferece um novo patamar de eficiência aos clientes que atuam no transporte rodoviário.”

Para reduzir os custos operacionais, o Scania 6x2/4 inclui uma série de benefícios para o comprador. Ele aumenta a capacidade de carga para serviços que necessitam de maior volume (a exemplo baú, sider, carga seca e tanque), permite que o veículo tracione implementos mais longos dentro das limitações da legislação, além de trafegar em menor raio de giro e com menos pneus no solo (dois a menos que o 6x2 tradicional), evitando o desgaste desnecessário desse componente. O raio de giro com apenas dois pneus torna melhor a dirigibilidade na retirada/entrega em grandes cidades.

“Em muitos serviços, a tração 4x2 não atende à demanda do cliente, e a 6x2 fica acima do necessário. Por isso, pensamos na 6x2/4, que proporciona ao cavalo-mecânico seis pontos de apoio, dois de tração e quatro direcionais”, explica Celso Mendonça, gerente de Pré-Venda da Scania do Brasil. “Nela, o eixo de rodado simples direcional fica na frente do eixo de tração. No 6x2 convencional o eixo de apoio de rodado duplo fica atrás do eixo de tração, enquanto o 6x2/4 permanece sem o eixo de apoio.”

O lançamento da Scania sai de fábrica com entre-eixos de 4.050mm, distância entre eixo de apoio e tração de 1.250mm e entre eixos direcionais de 2.800mm. Além de capacidade de carga de 19,5 toneladas. Os freios são a disco com EBS, sistema de alta performance de frenagem. A suspensão dianteira possui molas parabólicas e a traseira é pneumática (dois bolsões), com balança digital no painel. Ele carrega dois tanques de alumínio com capacidade de 175 e 300 litros, o que permite autonomia de mil quilômetros.

No completo pacote de opcionais estão disponíveis rádio, ar-condicionado, Scania Driver Support (computador de bordo que auxilia o motorista de forma constante com dicas no painel para melhorar a condução, aumentar a segurança e diminuir o consumo de combustível), além da caixa automatizada Scania Opticruise. Em sua terceira geração, o novo câmbio recebeu um software ainda mais inteligente. O sistema escolhe a melhor marcha a ser utilizada em cada situação e faz a leitura da topografia e do comportamento do motorista. O resultado é mais eficiência, produtividade e ergonomia.

P 360, perfeitamente adequado ao transporte cegonheiro
O público e os clientes que prestigiarem a 15ª Exposição de Transportes poderão conferir todas as vantagens do P 360 6x2/4. A especificação dispensa adaptações no transporte de automóveis. O P 360 6x2/4 está equipado com motor DC13 de 360cv de potência, que desenvolve potência máxima de até 1.900 rpm e torque de 1.850Nm até 1.300 rpm. A caixa de transmissão comporta 12 velocidades, mais duas superlentas.

“Desenvolvemos um profundo estudo sobre o mercado cegonheiro e há uma tendência de crescimento do tamanho dos veículos vendidos no Brasil e do peso das unidades”, revela Mendonça. “Nosso desafio foi criar uma solução tecnicamente viável, respeitando os limites de tonelagem e comprimento dos implementos já existentes.” A nova configuração propicia um aumento de 3,5 toneladas em comparação à tração 4x2 e não deixa espaços vazios, o que garante maior estabilidade à composição.

Os membros do Sindicato Nacional dos Cegonheiros, organizador do evento, foram os primeiros a conhecer o veículo. “Com um eixo a mais, esse caminhão facilita nosso trabalho. Ele foi feito sob medida para o cegonheiro”, diz José Cavalcante da Silva, vice-presidente da entidade.

“A Scania inovou e desenvolveu um produto que atende ao nosso setor, eliminando o problema de excesso de peso da balança. Na pista testes, o caminhão mostrou que é muito bom, principalmente o câmbio automatizado Opticruise. Outro item de que gostei é o painel, que traz uma série de informações para o motorista”, afirma Gilmar Donizete da Silva, diretor executivo efetivo do sindicato.

Fonte Scania
Categories: ,

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

1 - Todos os comentários serão moderados.
2 - Comentários com ofensas e vocabulário de baixo nível não serão aprovados.
3 – Comentários com ofensas a outros comentaristas não serão aprovados.
4 – Na medida do possível a havendo necessidade os comentários serão respondidos.
5 – Spans e propagandas não serão aprovados.
6 – O sistema de comentários possui um campo para website favor usar este campo pois só serão aprovados comentários com referencias para outros sites caso este for muito relevante.

Related Posts with Thumbnails

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Procurar

Inscreva-se no RSS Feed Siga o Carburado no Twitter!