10 de set de 2012

A Renault entregou ao Papa Bento XVI um veículo 100% elétrico - desenvolvido a partir do modelo Kangoo Maxi Z.E. (as iniciais “Z.E.” vêm do inglês “Zero Emition”) -, fabricado especialmente para atender às necessidades de mobilidade do Papa. A marca também doou um veículo elétrico à Guarda do Vaticano. Os dois automóveis foram entregues ao Papa Bento XVI por Carlos Ghosn, Presidente Mundial do Grupo Renault, durante uma visita à Residência Papal, em Castel Gandolfo.


O primeiro veículo, previsto para os deslocamentos do Papa em sua residência de verão, é de cor branca e com o brasão papal nas portas. Esta é uma versão ecológica e sustentável do “Papamóvel”. O modelo, fabricado a partir do Kangoo Maxi Z.E., tem 4,6 m de comprimento e 1,8 m de largura. Ele é equipado com um motor elétrico de 44 kW (60 cv) e uma bateria de íon-lítio, que oferece uma autonomia média de 170 Km - em ciclo misto NEDC (Novo Ciclo de Condução Europeu Normalizado).

O segundo modelo, destinado à Guarda do Vaticano para os serviços de segurança do Papa, é bastante semelhante ao primeiro em termos de concepção, porém, pintado na cor azul e com uma faixa nos tons branco e amarelo nas laterais.

Os dois carros foram transformados em colaboração com a empresa encarroçadora francesa Gruau. Estas versões adaptadas e exclusivas dispõem de quatro lugares, sendo dois confortáveis assentos traseiros individuais. Elas também incluem soluções específicas, tais como teto solar, vidros laterais traseiros removíveis, portas laterais basculantes e soleiras elétricas escamoteáveis, para facilitar o acesso ao veículo.

Desta forma, a Renault coloca sua experiência como fabricante de automóveis – líder no setor de veículos elétricos – a serviço das estratégias de desenvolvimento sustentável do Vaticano e de Papa Bento XVI. O Papa, que frequentemente dedica atenção especial aos assuntos relacionados ao meio ambiente, destacou, por várias vezes, a necessidade de um desenvolvimento sustentável para manter a proteção do planeta.

“Através desta doação à Sua Santidade, a Renault está reafirmando o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e de respeito ao nosso meio ambiente”, declarou Carlos Ghosn, Presidente Mundial do Grupo Renault.

Sobre o Kangoo Maxi Z.E.
A versão ecológica do furgão mantém as mesmas qualidades funcionais do Kangoo com motor de combustão interna e o mesmo padrão de conforto. O Kangoo Maxi Z.E.é 40 cm mais longo que o modelo normal e está disponível nas versões 2 lugares (volume útil máximo: 4,6 m³) e 5 lugares (transporte de pessoas).

Visualmente, o caráter 100% elétrico do modelo pode ser reconhecido pela ausência de tubo de escape e pelo logotipo cromado “Z.E.”. A portinhola de carregamento situada na parte dianteira do veículo, próximo ao farol direito, também tem o selo “Z.E.”. Um pictograma em formato de circuito impresso aparece sobre o para-choque, na porta traseira da área de carga e nas portas do motorista e do passageiro.

No interior, o painel foi repensado, para permitir um gerencimento simples e eficaz da autonomia. O quadro de instrumentos inclui dois novos mostradores de cada lado do velocímetro: um indicador do nível de carga da bateria e um econômetro, que informa ao condutor o seu modo de consumo de energia. O azul claro indica a zona de utilização “normal” do veículo, o azul escuro indica o funcionamento ideal e o vermelho indica a zona de consumo elevado, que terá um impacto na autonomia.

O computador de bordo é adaptado ao veículo elétrico. Ele indica a autonomia disponível em quilômetros, o número de kWh restantes e o consumo médio e instantâneo. O velocímetro também recebeu cor diferenciada. Os números agora aparecem sobre uma faixa em semicírculo azul turquesa.

Sobre o Grupo Renault
O Grupo Renault, presente em 118 países, cria, desenvolve, fabrica e comercializa automóveis e veículos utilitários para suas três marcas: Renault, Dacia e Renault Samsung Motors. O programa Renault Z.E. para o desenvolvimento da mobilidade elétrica é o símbolo de seu compromisso em favor do meio ambiente.

Líder no mercado de veículos elétricos, a Renault se destaca por ser a única montadora de automóveis a oferecer uma gama completa de automóveis e de veículos utilitários elétricos tecnologicamente inovadores e economicamente acessíveis. A gama compreende quatro modelos: o veículo urbano Twizy, o sedã Fluence Z.E., o utilitário Kangoo Z.E. e o hatch compacto ZOE.

A Renault emprega mundialmente 128.000 colaboradores. Em 2011, o Grupo Renault registrou um faturamento de 42.628 milhões de euros e vendeu mais de 2,7 milhões de veículos.

Fonte Renault
Categories:

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

1 - Todos os comentários serão moderados.
2 - Comentários com ofensas e vocabulário de baixo nível não serão aprovados.
3 – Comentários com ofensas a outros comentaristas não serão aprovados.
4 – Na medida do possível a havendo necessidade os comentários serão respondidos.
5 – Spans e propagandas não serão aprovados.
6 – O sistema de comentários possui um campo para website favor usar este campo pois só serão aprovados comentários com referencias para outros sites caso este for muito relevante.

Related Posts with Thumbnails

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Procurar

Inscreva-se no RSS Feed Siga o Carburado no Twitter!