21 de set de 2013

O sistema de posicionamento global, também conhecido como GPS, serve para informar a posição real de um ponto no globo terrestre. Teoricamente, o aparelho (que também se chama GPS) pode ser usado em qualquer lugar do mundo precisando apenas que o receptor se encontre no campo de visão de quatro satélites GPS.

Veja algumas dicas para escolher um bom navegador GPS!


Como funciona?

Um GPS precisa estar localizado em pelo menos quatro pontos diferentes para entender as coordenadas enviadas por satélite. Depois disso, o receptor calculará a distância que o aparelho está desses pontos no espaço para formar assim a sua própria posição. Este é um dos motivos para ele, as vezes, se perder em garagens de prédios altos, perto de florestas densas ou grandes montanhas. Nuvens de tempestade também podem deixar o GPS “maluco” por alguns minutos.

Os aparelhos mais modernos do mercado contam com um software que interpreta esses dados, transformando tudo em mapas para o condutor e comandos de voz. No mercado já existem aparelhos com boa navegabilidade. Motoristas já podem tranquilamente confiar no dispositivo móvel, pois ele consegue guiar o motorista ao seu destino, curva a curva.

Como usar?

Para facilitar a vida do seu GPS, antes mesmo de tirar o carro da garagem, espere cerca de cinco minutos para que o receptor compreenda as coordenadas enviadas pelos satélites. Essa interpretação inicial de dados se torna muito mais rápida com o veículo parado do que em movimento.

Ao utilizar o aparelho em horários de pico, evite escolher a opção de “caminho mais rápido”, pois ele assim vai escolher grandes avenidas, justo as vias mais movimentadas da cidade. Tenha cuidado ao circular em vias alternativas, o navegador pode não identificar se aquela rua é mesmo segura ou não. Apenas fique atento caso nunca tenha passado por ela antes.

Hardware

A maioria dos GPS vendidos no Brasil possuem componentes parecidos em sua confecção. Navegadores automotivos costumam usar processadores de 300 ou 400 MHz e chips das marcas Multilaser ou Samsung. A combinação de bons recursos darão ao aparelho rápidos cálculos de rota. Isso quer dizer que ao errar o caminho, o tempo gasto por ele para recalcular a rota será menor quando tiver usando um bom processador.

Mapas

Dos pacotes de mapas disponíveis no Brasil, quase não existem diferenças. Por padrão, eles cobrem cerca de 250 cidades nacionais e utilizam bases de dados fornecidas por empresas como a VAVTEQ ou a TeleAtlas. Apenas fique de olho na data de lançamento do mapa que for comprar, pois os fornecedores costumam fazer atualizações uma vez por ano. Priorize a versão mais nova do aparelho.

Verifique se sua base de dados permanece gratuitamente por um tempo. Caso isso aconteça, basta conectar o GPS no computador para receber o conteúdo atualizado pelo fabricante.

Menus

Talvez ainda seja este um dos maiores problemas dos navegadores GPS. Por terem interfaces pouco intuitivas, o melhor a se fazer é escolher algum aparelho com botões grandes na tela touch screen e teclado virtual completo.

Os modelos de GPS

Existem dois tamanhos padrões de aparelho: um de 3,5 e outro de 4,3 polegadas. Cada um deles com qualidades e defeitos próprios. Os que possuem telas menores dificultam a navegabilidade, mas podem ser levados para qualquer lugar, cabem tranquilamente em bolsos. Já as telas maiores facilitam a utilização do aparelho e o planejamento de rotas. Mas como ponto negativo, chamam a atenção de assaltantes.

Texto Nelson Diniz
Categories:

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

1 - Todos os comentários serão moderados.
2 - Comentários com ofensas e vocabulário de baixo nível não serão aprovados.
3 – Comentários com ofensas a outros comentaristas não serão aprovados.
4 – Na medida do possível a havendo necessidade os comentários serão respondidos.
5 – Spans e propagandas não serão aprovados.
6 – O sistema de comentários possui um campo para website favor usar este campo pois só serão aprovados comentários com referencias para outros sites caso este for muito relevante.

Related Posts with Thumbnails

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Procurar

Inscreva-se no RSS Feed Siga o Carburado no Twitter!