23 de mar de 2012

Totalmente novo, diferenciado e maior, o novo Siena chega ao mercado trazendo novidades até no nome: agora ele é Grand Siena. Grand porque ele cresceu e evoluiu. Cresceu no tamanho e ampliou o seu já vasto porta-malas. E evoluiu porque nesta nova geração a Fiat acrescentou doses extras de elegância, modernidade e segurança a um sedã que sempre foi muito bem aceito pelo público e referência em seu segmento ─ em sua trajetória de 14 anos de sucesso, foram comercializadas mais de 813 mil unidades até 2011.

O aumento nas dimensões provém da adoção de uma nova plataforma, o que resultou em um interior grande, largo, espaçoso, assegurando muito conforto a todos os ocupantes. E para ampliar o bem-estar a bordo, o Fiat Grand Siena traz um acabamento apurado, sofisticado mas também funcional.

A nova plataforma trouxe mais espaço para bagagem: o porta-malas cresceu de 500 para 520 litros, um dos maiores em seu segmento.

Acompanhando o aumento das dimensões, o Grand Siena foi totalmente redesenhado, em uma parceria entre os Centro Estilo da Fiat na Itália e em Betim. O sedã surge esteticamente aprimorado, privilegiando a beleza e a sofisticação, com toques de esportividade, e ganha um estilo próprio, independente da identidade do Palio. O novo sedã concilia a robustez e o excelente custo-benefício da família Palio à elegância e exclusividade dos sedãs maiores.

Além dos atrativos das dimensões e do belo design, o Fiat Grand Siena ainda conquista pelo nível dos equipamentos e pela segurança. Ele sai de fábrica bastante completo, incluindo de série air bag duplo frontal e freios ABS com EBD em todas as versões. Ainda oferece opcionais como rádio CD/MP3 com viva voz Bluetooth®, conexão USB e iPod®, volante em couro com os comandos do rádio, comando do câmbio tipo borboleta no volante, para-brisa térmico, air bags laterais dianteiros e sensores de chuva, estacionamento e crepuscular, elevando os parâmetros de tecnologia e requinte do segmento dos sedãs compactos.

O pacote do novo sedã fica completo com os modernos motores Fire 1.4 EVO – Flex ou Tetrafuel – e E.torQ 1.6 16V Flex, de ótimo desempenho e economia. E as versões: Grand Siena Attractive 1.4, Grand Siena Tetrafuel 1.4, Grand Siena Essence 1.6 16V e Grand Siena Essence Dualogic 1.6 16V ─ esta última equipada com câmbio Dualogic®, maximizando o conforto ao dirigir.

Maior, mais belo, mais sofisticado, mais completo, mais seguro: o Fiat Grand Siena tem tudo para ampliar o seu sucesso e ser objeto de desejo em seu segmento.

Para criar as linhas do Fiat Grand Siena, os designers do Centro Estilo Fiat na Itália e no Brasil privilegiaram a modernidade, a sofisticação e a esportividade. Assim, nasceu um sedã de aparência dinâmica, com grande refinamento e ousadia, mas sobretudo belo e harmonioso aos olhos.

A força do novo design aparece na dianteira afilada, com seus planos bem demarcados e vincos fortes. A esguia grade central, com o logotipo Fiat encaixado em um friso cromado na parte superior, em conjunto com os faróis alongados que se estreitam em direção ao para-brisa, transmitem uma sensação de movimento. Esses componentes se juntam ao para-choque robusto, no qual se destaca a grade inferior de nítida inspiração esportiva, cujas extremidades embutem os faróis de neblina. Todos os elementos se conectam, fluem uns dos outros.

Os faróis de dupla parábola são a prova disso: eles invadem a lateral com seus contornos inferiores exclusivos. Encaixam-se no plano para o qual correm o para-choque e o para-lama sob a linha de cintura, o que resulta em uma transição harmoniosa entre dianteira e lateral do veículo.

As superfícies da lateral são bem definidas, quase angulosas. A linha de cintura alta denota esportividade e energia, mas todos os elementos são trabalhados com elegância, em traços finos e precisos. Essa impressão é reforçada pelo vinco lateral que parte logo acima do para-lama dianteiro para terminar nas lanternas traseiras.

A ousadia no design das lanternas, com suas formas geométricas, salta aos olhos. Elas invadem a tampa do porta-malas, que recebeu um rebaixo para acomodá-las, e se prolongam na lateral do veículo. No interior das lanternas há filtros para as luzes de freio e posição, que além de criarem um efeito de guias de luz quando acesas, proporcionam ainda um visual muito bonito.

A solidez do volume do porta-malas e do para-choque de extremidades curvas para cima – ele cria um nicho que demarca a tampa com um estreito e elegante friso cromado – contrasta com a simulação de um spoiler acoplado à borda externa da tampa traseira: robustez e aerodinâmica juntos, com muita elegância.

O Grand Siena chama atenção não só pela sua bela aparência, mas também pelo tamanho, tanto externo como interno. Como ele já foi pensado como um sedã, de sua nova plataforma modular nasceu um carro que, comparativamente ao Siena anterior, é 134 milímetros mais comprido, 61 mm mais largo, 53 mm mais alto, e com entre-eixos é 137 mm maior, só para citar as medidas mais importantes. Todos esses acréscimos significam um importante ganho no espaço interno, o que melhora o conforto para todos os ocupantes, sobretudo a habitabilidade na parte posterior do carro.

As dimensões maiores do Grand Siena também chegaram ao seu porta-malas, agora de 520 litros. Mas tão importante quanto a maior capacidade de bagagem é o aumento do vão de abertura da tampa e a praticidade em abri-la: tanto pelo sistema de abertura elétrica, Logo Push (localizado na parte central da tampa, mais exatamente no logotipo Fiat), como através do telecomando.

Além de grande, largo e espaçoso, o interior do Fiat Grand Siena também recebeu a mesma atenção à harmonia do conjunto. Todos os elementos trazem acabamento bem cuidado, materiais de qualidade, formas dinâmicas e volumes bem trabalhados, criando um ambiente arejado, elegante, que conduz ao conforto e ao bem-estar. E nenhum detalhe passou despercebido: dos anéis ao redor do quadro de instrumentos ao acabamento do rádio, dos frisos ao redor da moldura central e das imponentes saídas de ar ao aplique central do volante, dos aros ao redor da coifa e do pomo do câmbio às grafias, cada componente foi concebido para se integrar perfeitamente, e com muito bom gosto, ao ambiente interno do Grand Siena.

Os novos tecidos foram desenvolvidos com a tecnologia e o conforto em mente. Com aplicações, detalhes claros e costuras estéticas, eles valorizam e enriquecem os bancos. Estes possuem formas envolventes, tendo sido desenhados para privilegiar o conforto, a ergonomia e o aproveitamento inteligente do espaço interno. Outro detalhe interno: as cores e as texturas trazem perfeita combinação, proporcionando uma atmosfera agradável e harmoniosa.

Um dos pontos de destaque do habitáculo é a faixa decorativa, Insert Molding, que divide o painel de instrumentos horizontalmente. Esta peça é o principal elemento de customização no interior do veículo, e há várias propostas de acabamento disponíveis ao cliente, inclusive as que simulam aço escovado e madeira.

O quadro de instrumentos, com iluminação branca e integralmente desenvolvido no Brasil pela Magneti Marelli, concilia beleza, modernidade e praticidade. Seu display também branco oferece excelente contraste, facilitando a visualização rápida dos instrumentos. Os ponteiros são iluminados em toda a barra e apresentam o Welcome Moving: quando se gira a chave na ignição, eles realizam um movimento de verificação, para que o motorista saiba que estão funcionando corretamente. A iluminação do quadro de instrumentos se acende e apaga gradativamente, acompanhando o movimento dos ponteiros.

Como é característica da Fiat Automóveis, beleza e função caminham juntas. O Fiat Grand Siena pode ter até 15 porta-objetos, dependendo da configuração e dos itens opcionais escolhidos. Eles se encontram entre as bolsas nas quatro portas, no painel, console central e tampa traseira do porta-malas, auxiliando o motorista a manter seus pertences sempre bem organizados.

Também foi realizado um trabalho para se obter uma boa performance acústica do sistema de áudio. Ele é composto por rádio/CD/MP3, antena, dois alto-falantes midwoofer frontais, dois alto-falantes Full Ranger posteriores e dois alto-falantes tweeter posicionados nos montantes frontais. Essa configuração traz ainda conexão USB / iPod® e viva voz Bluetooth® para celular.

Sempre pensando na segurança das pessoas, a Fiat oferece de série para todas as versões do Grand Siena air bag duplo frontal, freios ABS com EBD e terceiro apoio de cabeça traseiro rebaixado e com regulagem de altura. O modelo ainda traz como opcional dois air bags laterais dianteiros.

A suspensão foi projetada e calibrada para garantir ainda mais a segurança dos ocupantes. Por exemplo, a suspensão traseira agora é derivada do Fiat Punto, mas com ajuste exclusivo para o Fiat Grand Siena. Com isso, a bitola traseira ficou maior que a dianteira, o que deixa o carro mais estável e seguro, aumentando ainda o prazer de dirigir.

Também os amortecedores traseiros, em conjunto com as buchas inclinadas de maior diâmetro, deixam o sistema mais eficiente para absorver as irregularidades do piso, mantendo excelentes níveis de conforto acústico e vibracional no interior do veículo.

O Fiat Grand Siena será lançado com as motorizações Fire 1.4 Evo e E-torQ 1.6 16V Flex. Ambos já são conhecidos, pois equipam outros modelos da marca, mas o Fire 1.4 Evo traz uma novidade: a versão Tetrafuel, que roda com etanol, gasolina, qualquer mistura dos dois, ou gasolina E-0 (sem álcool) e até com gás natural (GNV).

O motor Fire 1.4 EVO que equipa a versão Attractive se destaca pela economia e pelo bom desempenho. Empregando unicamente gasolina, produz potência máxima de 85 cavalos e torque de 12,4 kgfm a 3.500 rpm. Com etanol, sua potência é de 88 cv e seu torque, de 12,5 kgfm a 3.500 rpm.

Para as versões Essence do Grand Siena, o escolhido foi o motor E.torQ 1.6 16V Flex, fabricado pela Fiat Powertrain em sua planta em Campo Largo, Paraná. Ele se distingue pela modernidade de sua concepção, que possibilitou a redução de peso de suas partes móveis, alto desempenho com economia de combustível, grande confiabilidade e baixos níveis de emissões, de ruídos e de vibrações. O E.torQ tem potência de 115 cv e torque máximo de 16,2 kgfm a 4.500 rpm funcionando unicamente com gasolina. Rodando com etanol, sua potência é de 117 cv e seu torque, de 16,8 kgfm a 4.500 rpm.

O Grand Siena com o motor E.torQ 1.6 16V Flex também pode receber câmbio Dualogic®. Ele permite tanto a condução com câmbio no modo automático quanto com manual. As trocas de marchas, neste modo, são controladas sequencialmente por meio de toques na alavanca do câmbio. A troca entre os modos automático e manual pode ser feita com o automóvel em movimento, propiciando um desempenho mais esportivo em manobras como ultrapassagens. Este câmbio também dispõe de alavanca de seleção de marchas tipo borboleta acoplada ao volante do carro.

Todas as versões do Fiat Grand Siena saem bem completas de fábrica. O cliente ainda pode complementar seu novo carro, dando os toques finais com alguns itens opcionais e de personalização. Dessa forma, o novo sedã entra no mercado com excelente relação custo-benefício, tornando-se uma opção top e atraente em uma faixa acirradamente disputada e que vem ganhando muitos adeptos nos últimos anos.

Na nova gama do modelo, o Siena EL (1.0 e 1.4) continuará como versão de entrada do sedã. Confira abaixo as versões do Fiat Grand Siena e seus itens de série e opcionais.

Fiat Grand Siena Attractive. Já vem de fábrica com para-choques, maçanetas, frisos laterais e espelhos retrovisores pintados na cor do veículo. De série, traz itens que são muitos desejados pelo consumidor e que prezam pela segurança:

• HSD - Air bag duplo frontal mais freios ABS com EBD;
• Direção hidráulica;
• Travas elétricas + trava automática das portas a 20 km/h;
• Vidros dianteiros elétricos com one touch e antiesmagamento;
• Chave-canivete com telecomando;
• Sistema de abertura elétrica do porta-malas (Logo Push);
• Faróis de neblina;
• Volante com regulagem de altura;
• Desembaçador temporizado do vidro traseiro;
• Computador de bordo A e B (distância, consumos médio e instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso);
• Alerta de limite de velocidade e manutenção programada;

E mais, porta-objetos móvel, porta-óculos, Fiat Code de segunda geração, vidros climatizados verdes, para-brisa degradê, tomada 12V, apoios de cabeça dianteiros e três traseiros com regulagem de altura, comando interno de abertura do tanque de combustível, luz de leitura dianteira com dimmer, apoia-pé para o motorista e vários outros itens estéticos e de conforto.

Os opcionais da versão Attractive são ar condicionado, para-brisa térmico, sensor de estacionamento traseiro, sensor crepuscular, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, volante de couro com comandos do rádio (seis botões), desembaçador com ar quente, vidros traseiros elétricos com one touch e antiesmagamento, apoia-braço para o motorista, espelhos retrovisores externos com comando elétrico, banco do motorista com regulagem de altura, rodas de liga-leve 15”, rádio CD player com MP3, rádio CD player com MP3 + viva-voz Bluetooth® + USB + iPod®, painel bicolor com insert molding, e acabamento interno em tecido exclusivo.

Fiat Grand Siena Essence. Além de todos os itens de série presentes na versão Attractive, o Essence traz ainda nesta lista:

• Motor E.torQ 1.6 16V Flex;
• Ar-condicionado;
• Rodas de liga-leve 16”;
• Banco do motorista com regulagem de altura;
• Indicador de temperatura externa;
• Luzes de leitura tipo spot na dianteira;
• Detalhes internos cromados e frisos laterais cromados para distinguir a verão.

Seus opcionais são air bags laterais dianteiros, sensor de estacionamento traseiro, sensor crepuscular, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrônico, espelhos retrovisores externos com comando elétrico, vidros traseiros elétricos com one touch e antiesmagamento, apoia-braço para o banco do motorista, kit de parafusos antifurto nas rodas, rádio CD player com MP3, rádio CD player com MP3 + Bluetooth® + USB + iPod®, volante de couro com comandos do rádio (seis botões), cruise control, painel bicolor com insert molding e acabamento interno em tecido exclusivo.

Fiat Grand Siena Essence Dualogic. Sua lista de equipamentos é igual à do Essence com câmbio mecânico, exceto pelo câmbio Dualogic® e pelo Cruise Control de série. A lista de opcionais dispõe ainda de alavanca de seleção de marchas tipo borboleta no volante.

Fiat Grand Siena Tetrafuel. Esta versão também vem muito bem equipada de série. Entre os equipamentos encontram-se air bag duplo frontal mais freios ABS com EBD; ar condicionado; direção hidráulica, travas elétricas; vidros dianteiros elétricos com one touch e antiesmagamento, entre vários outros itens. O quadro de instrumentos é um diferencial desta versão: ele vem com display que, por meio de duas barras digitais, mostra o nível de combustível líquido (gasolina ou etanol, do lado direito) e de GNV (do lado esquerdo); as duas só aparecem juntas no display na opção Auto.

Tirando o ar condicionado, que já vem de série, seus opcionais são os mesmos do Grand Siena Attractive, acrescido de chave telecomando e faróis de neblina.

O Fiat Grand Siena estará disponível no mercado em 12 cores – quatro sólidas e oito metálicas.

Confira a tabela de preços completa da linha Siena:
Grand Siena Attractive 1.4: R$ 38.710
Grand Siena Essence 1.6: R$ 43.470
Grand Siena Attractive 1.6: Duologic R$ 45.990
Grand Siena Tetrafuel 1.4: R$ 48.210Siena EL 1.0 (geração antiga): R$ 31.180
Siena EL 1.4 (geração antiga): R$ 33.330

Fotos do Grand Siena



Fotos do Interior do Grand Siena



Textos e fotos Fiat
Categories:

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

1 - Todos os comentários serão moderados.
2 - Comentários com ofensas e vocabulário de baixo nível não serão aprovados.
3 – Comentários com ofensas a outros comentaristas não serão aprovados.
4 – Na medida do possível a havendo necessidade os comentários serão respondidos.
5 – Spans e propagandas não serão aprovados.
6 – O sistema de comentários possui um campo para website favor usar este campo pois só serão aprovados comentários com referencias para outros sites caso este for muito relevante.

Related Posts with Thumbnails

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Procurar

Inscreva-se no RSS Feed Siga o Carburado no Twitter!