14 de dez de 2011

O Nissan LEAF, primeiro veículo 100% elétrico produzido em larga escala no mundo, é um dos protagonistas do projeto Posto do Futuro Petrobras, que foi inaugurado hoje (13), na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). Fruto de uma parceria entre a Petrobras e a Intel, o Posto do Futuro reúne as mais novas tecnologias em interatividade com o consumidor, eficiência energética e sustentabilidade ambiental aplicadas às atividades de abastecimento, conveniência e outros serviços agregados ao varejo em postos de serviços.

Lançado em 2010, o Nissan LEAF é um marco na história da indústria automobilística mundial e é resultado da incorporação da visão inovadora da Nissan em relação ao futuro e a décadas de investimentos e pesquisas. É um carro que comporta confortavelmente cinco passageiros e atende a todos os requisitos de um carro comum à combustão.

Alimentado por baterias de íons de lítio, o Nissan LEAF tem autonomia de 160 quilômetros com uma única carga (de acordo com a US EPA City Cicle), capaz de se recarregar completamente em 8 horas, em uma tomada de 220 volts, ou ainda de ter 80% de carga em apenas 30 minutos, utilizando um carregador de 400 volts. É um “carro de verdade”, que não emite poluentes, produzido a partir de 99% de materiais recicláveis, acessível e com autonomia de carga suficiente para as necessidades urbanas.

Comercializado no Japão, Estados Unidos e em países da Europa, o Nissan LEAF é produzido na fábrica da Nissan em Oppama, no Japão. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Nissan LEAF é comercializado por USS 32.700, sem contar os descontos proporcionados pelo governo local que está incentivando o carro elétrico tanto para a indústria quanto para o mercado. Até o final de 2012, ele será feito também na fábrica de Smyrna, Tennessee (EUA), e na usina de Sunderland, no Reino Unido, até o início de 2013.

Além de quebrar conceitos e promover uma nova alternativa de mobilidade adequada à eficiência energética e sustentabilidade ambiental, o Nissan LEAF já conquistou reconhecimento com inúmeras premiações mundiais, como ‘Carro do Ano 2011’ nos EUA, durante o Salão do Automóvel de Nova Iorque; ‘Carro Europeu do Ano 2011’; ‘Top Safety 2011’, concedido pelo Instituto Americano de Segurança nas Estradas (Insurence Institute for Highway Safety – IIHS); e ‘Carro do Ano 2011’ no Japão, entregue durante o Tokyo Auto Show neste mês de dezembro.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO VEÍCULO ELÉTRICO
· Estudos demonstram que a autonomia de 160 quilômetros do Nissan LEAF atende mais de 90% dos motoristas em necessidades médias de condução em perímetros urbanos;

· A eficiência de um motor elétrico é muito maior do que um motor de combustão interna (um carro elétrico pode conduzir cerca de 60 km com a energia equivalente a 1 litro de gasolina), um impacto enorme sobre o consumo de energia;

· O custo financeiro de recarga da bateria do Nissan LEAF, 100% elétrico, equivale a 1/3 do consumo de combustível de um carro com motor à combustão, de características semelhantes (hatch);

· As baterias de íon de lítio utilizadas nos carros elétricos da Nissan contam com pequena quantidade de lítio. São necessários 4 kg de lítio para 300 kg de baterias, uma relação muito eficaz em comparação a outras tecnologias. As baterias Bollore, de metal de lítio polímero, por exemplo, consomem 40 kg de lítio para cada 300 kg de bateria;

· Estimativas indicam que os recursos mundiais de lítio estão na ordem de 11 para 14 milhões de toneladas. O mercado de veículos elétricos deve chegar em torno de 10 milhões de unidades até 2020. Considerando que cada veículo elétrico exige 4 kg de lítio, o consumo será de cerca de 40.000 toneladas por ano. Ou seja, há estoque de manufatura para 350 anos ou mais, considerando que as baterias sejam ainda mais eficientes no futuro;

· Além de zero emissão de CO², o Nissan LEAF utiliza, no momento da frenagem, a inércia do movimento das rodas para regenerar energia para a bateria por meio do próprio movimento do motor, que nesse momento passa a ter a função de gerador;

· Os veículos elétricos contribuem para minimizar a poluição sonora, demonstrando o potencial da qualidade de vida além do conceito de emissão zero e da independência de fontes tradicionais de energia;

NISSAN LEAF NO BRASIL
Como forma de propagar sua visão holística de implantação do carro elétrico para grandes massas, a Nissan trouxe ao Brasil o Nissan LEAF, que pode ser conhecido e dirigido pelos brasileiros por meio do Nissan Inova Show, ação itinerante promovida pela marca para apresentar sua gama de veículos que entregam Inovação Japonesa para Todos. Além de disponibilizar o carro 100% elétrico, o projeto apresenta o conceito de inovação e DNA Japonês da Nissan aplicados em todos os modelos disponíveis no mercado brasileiro, como os recentes lançamentos Nissan March e Nissan Versa.

POSTO DO FUTURO
O projeto do Posto do Futuro envolve modernos sistemas de eficiência energética e sustentabilidade ambiental. Entre eles, temporizadores mecânicos em torneiras, uso de água de chuva para rega, limpeza de pisos e lavagem de carros e reciclagem da água de lavagem de veículos, que podem reduzir o consumo de água do posto em 50%. O chamado “telhado branco”, o uso de iluminação zenital, de indução magnética e de leds também apontam para uma redução expressiva do consumo total de energia.

A energia solar é outra atração no Posto do Futuro, utilizada para dois propósitos: numa estação para carga de veículos elétricos e no aquecimento de água para lavagem de veículos, o que reduz o uso de produtos químicos e volume de enxágüe em até 10%.

A energia eólica também está presente. Acumulada em baterias, ela alimenta as lâmpadas de leds da iluminação de emergência das entradas da pista de abastecimento.

A Cisco participa da iniciativa com o fornecimento de servidores, equipamentos de rede, infra-estrutura de wireless e tablets; a GE está presente no equipamento de carga de veículos elétricos e nas bombas de combustível com mídia digital e sistema de automação.



Texto e fotos Nissan
Categories:

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

1 - Todos os comentários serão moderados.
2 - Comentários com ofensas e vocabulário de baixo nível não serão aprovados.
3 – Comentários com ofensas a outros comentaristas não serão aprovados.
4 – Na medida do possível a havendo necessidade os comentários serão respondidos.
5 – Spans e propagandas não serão aprovados.
6 – O sistema de comentários possui um campo para website favor usar este campo pois só serão aprovados comentários com referencias para outros sites caso este for muito relevante.

Related Posts with Thumbnails

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Procurar

Inscreva-se no RSS Feed Siga o Carburado no Twitter!