21 de set de 2013

Caso você ainda não saiba os amortecedores servem para aliviar os movimentos bruscos causados por buracos e ondulações na pista controlando, reduzindo e estabilizando o movimento de vai-e-vem da molas, ou seja, amortecendo os impactos. E ainda garantem a sua segurança e de outros ocupantes do veículo, proporcionando estabilidade em curvas, frenagens e ajudando em caso de aquaplanagem mantendo os pneus em atrito com o solo.

A vida útil dos amortecedores esta diretamente relacionada com os tipos de terrenos em que você utiliza no seu dia-a-dia, sendo assim quanto mais eles trabalharem menor é o tempo de vida dos amortecedores de seu carro, não tendo assim uma quilometragem especifica para a troca. Para prolongar o tempo de vida dos amortecedores as buchas, batentes e molas devem estar sempre em dia caso alguns destes itens esteja com problema os amortecedores podem ser comprometidos.


Interior de um amortecedor

Mas como saber se os amortecedores estão bons? 

Um diagnostico prático para saber se os amortecedores estão com problema é empurrar o carro para baixo fazendo-o balançar, caso o carro balance mais de uma vez é provável que o amortecedor esteja com problema. Este procedimento deve ser repetido em cada amortecedor.

Existe uma máquina chamada Shocktester que faz o teste nos amortecedores não necessitando a retirada deles do veiculo o teste demora cerca de 3 minutos e avalia as reais condições dos amortecedores,

Que amortecedor escolher? 

Existem muitas marcas de amortecedores no mercado, porem umas se destacam mais que as outras. Por exemplo: Amortecedores Moroe, amortecedores Cofap e amortecedor Nakata são os amortecedores mais vendidos no mercado hoje e são algumas das marcar utilizadas por montadoras nacionais e internacionais.

Amortecedores recondicionados ou remanufaturados? 

Bom caso seu dinheiro esteja curto você até pode optar por amortecedores recondicionados ou remanufaturados, você deve estar consciente que ele não ira durar o mesmo tempo de um amortecedor novo, mas dependendo da marca escolhida eles são tão seguros quanto os novos.

Categories: ,

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Muito bom, eu não tenho carro ainda, mas já posso aprender algo a respeito parabéns pelo artigo amigo, de para "pescar" alguma coisa, abraços.

    ResponderExcluir

1 - Todos os comentários serão moderados.
2 - Comentários com ofensas e vocabulário de baixo nível não serão aprovados.
3 – Comentários com ofensas a outros comentaristas não serão aprovados.
4 – Na medida do possível a havendo necessidade os comentários serão respondidos.
5 – Spans e propagandas não serão aprovados.
6 – O sistema de comentários possui um campo para website favor usar este campo pois só serão aprovados comentários com referencias para outros sites caso este for muito relevante.

Related Posts with Thumbnails

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Procurar

Inscreva-se no RSS Feed Siga o Carburado no Twitter!