25 de ago de 2011

Ícone mundial, o novo Fiat Cinquecento chega ao Brasil cheio de novidades que ressaltam a modernidade que faz parte da história do modelo desde o lançamento do Cinquecento original, há mais de 50 anos, em 1957.

Este novo Fiat Cinquecento representa, também, a primeira oportunidade para os norte-americanos de conhecer, dirigir e possuir um marco da indústria automobilística — é a volta da marca Fiat para os EUA.

Design, originalidade, inteligência, personalidade: passado, presente e futuro se mesclam no Fiat Cinquecento, tornando-o um objeto de desejo com todos os predicados para atender à demanda dos diferentes mercados ao redor do mundo.

Produzido em Toluca, México, na fábrica da Chrysler, o Fiat Cinquecento incorpora todos os mecanismos de segurança exigidos pela rígida regulamentação americana e traz, de série, um número maior de equipamentos para tornar a experiência de dirigi-lo ainda mais prazerosa e confortável. Foram quase 16 meses de preparação, entre investimentos, implementação de novos processos e procedimentos, instalação de equipamentos e ferramental, treinamento de mais de 2 mil trabalhadores e meios muito precisos de controle de qualidade, até o início efetivo da produção. Hoje, o novo Fiat Cinquecento já é comercializado nos Estados Unidos, Canadá e México.

Para os brasileiros, que tiveram o privilégio de conhecer o Fiat Cinquecento no final de 2009, esta nova gama que chega ao mercado reserva excelentes surpresas: é o primeiro modelo da marca no Brasil a receber o novo e revolucionário motor 1.4 16V com tecnologia MultiAir — criada e patenteada pela Fiat Powertrain —, que privilegia potência, torque, economia e baixas emissões; e pode vir com câmbio manual ou automático sequencial de 6 marchas. Também é o primeiro a contemplar o câmbio Dualogic® na opção do motor 1.4 EVO Flex, que equipa as versões de entrada.

Outro pioneirismo da marca no Brasil para o novo Fiat Cinquecento é o Eco:Drive, um sistema que tem como objetivo ajudar a melhorar a eficiência da condução para reduzir o consumo de combustível e a emissão de CO2 no meio ambiente.

A gama do novo Fiat Cinquecento é muita completa. Traz duas motorizações, três diferentes tipos de câmbios e cinco versões, além de uma série especial. A Prima Edizione, restrita a 500 exemplares numerados, chega junto com a linha 2012 para oferecer exclusividade e esportividade extras ao consumidor.

Repleto de tecnologia, o Fiat Cinquecento privilegia o conforto e a segurança dos passageiros. Entre os itens podemos destacar alguns, como ESS (sinalização de frenagem de emergência), freios com sistema ABS e EBD, ASR (controle de tração), ESP (controle de estabilidade), Hill Holder, Isofix e até sete air bags.

Com um projeto moderno, design único, opções de revestimentos internos diferenciados e inúmeros conteúdos, inclusive de série, o novo Fiat Cinquecento é o carro mais completo de sua categoria, e ainda chega ao mercado com preços bastante atraentes para o consumidor brasileiro.

Soma-se a isso tudo a personalização, uma característica bem forte do Fiat Cinquecento que oferece vários acessórios para deixá-lo com um visual único.


DOIS MOTORES, TRÊS CÂMBIOS

Na nova gama, o Fiat Cinquecento estará disponível em duas motorizações: 1.4 EVO Flex e o novo 1.4 16V MultiAir a gasolina. Três grandes novidades foram reservadas para o modelo:

• O motor 1.4 16V representa a primeira aplicação da tecnologia MultiAir – inventada e patenteada pela Fiat Powertrain – em um modelo Fiat no Brasil;

• As versões dotadas de motor 1.4 16V MultiAir podem ser equipadas com câmbio automático sequencial AISIN, de 6 marchas;

• O Fiat Cinquecento também é o primeiro a receber a combinação de motor 1.4 EVO Flex e câmbio Dualogic®.

O motor 1.4 EVO Flex que equipa as versões de entrada do novo Fiat Cinquecento produz potência máxima de 85 cv a gasolina e 88 cv a etanol. Seu torque máximo é de 12,4 kgfm a gasolina e 12,5 kgfm a etanol, sempre a 3.500 rpm. Pela primeira vez este motor pode vir associado ao câmbio Dualogic® de 5 marchas.

O motor 1.4 Evo desenvolvido pela Fiat Powertrain incorpora uma série de dispositivos projetados para redução de consumo e melhor aproveitamento energético, com menor emissão de poluentes e ruído.
Já o motor 1.4 16V MultiAir a gasolina — com tecnologia premiada mundialmente por diversas publicações —, presente nas demais versões do modelo, gera potência de 105 cv e torque máximo de 13,6 kgfm a 3.850 rpm. Ele incorpora avanços tecnológicos que melhoram sua potência e seu torque — e ainda o tornam mais econômico e menos poluente.

A nova tecnologia MultiAir controla a entrada de ar e a combustão. Ela garante o controle dinâmico da entrada de ar cilindro por cilindro, através do acionamento eletro-hidráulico das válvulas, um mecanismo muito mais preciso do que o utilizado nos motores convencionais.

O dispositivo MultiAir é constituído de um módulo totalmente integrado ao cabeçote. Seu objetivo é o acionamento, eletronicamente controlado, das válvulas de admissão por meio de um atuador eletro-hidráulico. Este módulo recebe óleo sob pressão proveniente de uma bomba posicionada no próprio eixo de comando de válvulas, que também faz o acionamento das válvulas de descarga através do acionamento tradicional das cames de escapamento. A função de abertura das válvulas de aspiração é executada conforme a necessidade do motor, podendo ir de fixa (regime de potência máxima), até completamente variável (baixas cargas e/ou baixas e médias rotações).

Os modos de abertura das válvulas de admissão são comandados pelo módulo MultiAir, que é integrado à central eletrônica do motor. O compartilhamento de informações com a central permite sua operação em quatro modos – Full Lift, Early Valve Closing, Late Valve Opening e Multi Lift –, de tal forma a obter sempre a otimização do rendimento.

Este motor no novo Fiat Cinquecento pode receber câmbio manual de 5 marchas ou automático sequencial de 6 marchas do fabricante AISIN.

O câmbio automático sequencial de 6 marchas oferece o máximo de conforto e prazer ao dirigir com menos consumo de combustível. Veja abaixo algumas de suas características:

• Quatro modos de funcionamento: Eco, Sport, Winter e Manual;

• Conversor de torque com lock-up de última geração;

• Função Kick-Down;

• Brake Assist: reduz automaticamente as marchas em freadas bruscas com funcionamento integrado ao ABS;

• Adaptação inteligente ao modo de condução:
- Sensor Up-down Slope para adaptação do veículo à inclinação
- Função Cornering, que impede o avanço das marchas em curvas
- Função Fast-Off, que inibe a troca de marcha desnecessária quando o condutor tira o pé rapidamente do acelerador;

• Funções Neutral Control e Auto Learning, para redução de consumo de combustível.

Série Especial “Prima Edizione”

Apenas 500 exemplares numerados desta série limitada chegarão ao Brasil junto com o lançamento das versões regulares do modelo. A série especial é aplicada sobre a versão Sport Air. Sua estética exclusiva, externa e interna, ressalta a diferenciação e a esportividade do modelo. Apenas três cores – vermelho Sfrontato, branco Caldo e cinza Sfrenato – estarão disponíveis, e todos os Prima Edizione serão equipados com câmbio mecânico.

Externamente, vários detalhes de acabamento distinguem a série especial da versão Sport Air, entre eles o teto, as calotas dos retrovisores e o spoiler traseiro em preto brilhante. Também conta com faixas laterais exclusivas com logotipo “500”, além das rodas aro 16” com pintura preta exclusiva e a sigla específica “Prima Edizione” na coluna das portas.

Internamente, a série especial traz costuras vermelhas no volante, na coifa da alavanca de câmbio e nos bancos, painel na cor grafite, logotipo “500” em vermelho nos tapetes e uma sigla “Prima Edizione” no encosto dos bancos dianteiros e outra sigla com o número do exemplar do lado direito do painel.

Confira a lista de preços do Fiat 500
Cult 1.4 8V – R$ 39.990
Cult 1.4 8V Dualogic – R$ 42.990
SportAir 1.4 16V – R$ 48.800
SportAir automática 1.4 16V – R$ 52.800
LoungeAir 1.4 16V – R$ 54.800

Fonte Fiat
Categories: ,

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

1 - Todos os comentários serão moderados.
2 - Comentários com ofensas e vocabulário de baixo nível não serão aprovados.
3 – Comentários com ofensas a outros comentaristas não serão aprovados.
4 – Na medida do possível a havendo necessidade os comentários serão respondidos.
5 – Spans e propagandas não serão aprovados.
6 – O sistema de comentários possui um campo para website favor usar este campo pois só serão aprovados comentários com referencias para outros sites caso este for muito relevante.

Related Posts with Thumbnails

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Procurar

Inscreva-se no RSS Feed Siga o Carburado no Twitter!