21 de set de 2013

Segurança também é um dos valores fundamentais e intrínsecos à Sustentabilidade. Assim, lembramos a nossos leitores que já está em vigor desde do dia 01/09/2010, a resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que visa estabelecer condições mínimas de segurança para o transporte de passageiros com idade inferior a sete anos e meio em veículos de passeio.

A resolução determina que:

1. crianças de até um ano de idade sejam transportadas no equipamento denominado conversível ou bebê conforto
2. crianças entre um e quatro anos em cadeirinhas
3. crianças de quatro a sete anos e meio em assentos de elevação (vide ilustração abaixo).



Deve-se utilizar, sempre, o dispositivo de retenção adequado ao peso e altura da criança, pois o objetivo é o de reduzir o risco ao usuário em casos de colisão ou de desaceleração repentina do veículo, limitando o deslocamento do corpo da criança.

Cabe aqui uma palavra de cautela: antes de acomodar a criança em um dispositivo de retenção, leia o manual de instrução, treine a fixação e jamais faça adaptações. Veja algumas dicas de um especialista da Volkswagen em sistemas de retenção de ocupantes:

1. Para fixar corretamente a cadeirinha, exerça pressão com as mãos ou apoie o joelho sobre ela para forçar o ajuste e eliminar as folgas.

2. Atravesse o cinto nos locais indicados pelo fabricante da cadeirinha. Verifique se o cinto passa no centro do ombro, o mais ajustado possível ao tórax e nunca junto ao pescoço, e se a faixa sub-abdominal está na região da cintura, não sobre o estômago.

3. Certifique-se de que o clipe de segurança esteja corretamente travado.

4. Teste a eficiência da fixação. Puxe a cadeirinha em direção oposta à que está instalada, simulando uma frenagem brusca ou choque frontal do veículo. O deslocamento não deve ser maior que 2 centímetros.

Antes da existência da resolução do Contran, a área de Engenharia de Segurança Veicular da Volkswagen do Brasil já realizava testes rigorosos para validar a conformidade dos meios de fixação das cadeirinhas nos veículos Volkswagen. Todos os veículos da marca são equipados com cinto de segurança de três pontos com comprimento suficiente para a fixação do equipamento e o Golf também oferece de série um dispositivo de bloqueio (KiSi) no retrator do cinto de segurança traseiro, que dá mais estabilidade à cadeirinha durante manobras.

Fique atento, pois quem descumprir a resolução poderá ser multado em até R$ 191,54, receberá sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e poderá sofrer a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

(Com informações e ilustrações do Contran)
Texto Volkswagen
Categories:

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

1 - Todos os comentários serão moderados.
2 - Comentários com ofensas e vocabulário de baixo nível não serão aprovados.
3 – Comentários com ofensas a outros comentaristas não serão aprovados.
4 – Na medida do possível a havendo necessidade os comentários serão respondidos.
5 – Spans e propagandas não serão aprovados.
6 – O sistema de comentários possui um campo para website favor usar este campo pois só serão aprovados comentários com referencias para outros sites caso este for muito relevante.

Related Posts with Thumbnails

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Procurar

Inscreva-se no RSS Feed Siga o Carburado no Twitter!