01/09/2008

Uma definição simples do que são anéis de pistão pode ser a seguinte : “Os anéis de pistão são peças de metal que, quando instaladas nos cilindros dos motores, tornam-se circulares e auto-expansivas, proporcionando uma vedação móvel entre a câmara de combustão e o carter do motor”.

No entanto essa definição, como tantas outras que se possa formular, não consegue expressar, com a exatidão necessária, toda a responsabilidade de que os anéis de pistão estão investidos para um perfeito funcionamento do motor onde estão instalados, nem os cuidados empregados no seu projeto, desenvolvimento e produção.

Nesta matéria abordarei com mais detalhes as características mais importantes dos anéis de pistão e os principais tipos fabricados.

Nomenclatura dos anéis

Para facilitar a compreensão dos textos que vêm em seguida, vou inicialmente, definir quais são os nomes dados às diversas partes e às medidas principais dos anéis:

Faces laterais
São as partes do anel que ficam em contato com as canaletas do pistão, em posição paralela à cabeça do pistão, podendo também ser chamada de “face superior” e “face inferior”



















Face externa
É a parte do anel que fica em contato com a parede do cilindro.
É também chamada de “face de trabalho” ou “face de contato”.

Face Interna
É o lado do anel que fica voltado para o fundo da canaleta do pistão.


Altura
É a distância entre as faces laterais do anel, medida normalmente em milímetros e em alguns casos, em frações de polegadas.

Espessura Radial
É a distância entre as faces externas e internas do anel, tendo medidas sempre em milímetros.


Folga Lateral
É a folga medida no sentido da altura do anel,ou seja, é a distância entre a face lateral do anel e a superfície lateral da canaleta.

Folga Traseira
É a folga entre a face interna do anel e o fundo da canaleta do pistão, quando estes estão instalados e centrados no cilindro.



Diâmetro Nominal
É o diâmetro externo do anel, “fechado” no diâmetro do cilindro para o qual foi projetado.
É igual ao diâmetro nominal do cilindro, sendo medido em milímetros ou polegadas.

Folga entre pontas
É a distância entre as extremidades do anel, medida com o mesmo instalados no cilindro de diâmetro correspondente.



Essa folga varia conforme o diâmetro do anel e com o tipo de aplicação a que se destina. Na futura postagem “troca de anéis” colocarei uma tabela onde consta essas folgas.

A matéria “Os Anéis de pistão” é dividida em várias partes e essa fica por aqui.


Update: 2ª parte
Categories:

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Boa tarde, gostei do material. Parabéns.
    Gostaria de tirar algumas dúvidas. Quando devo aplicar um determinado tipo do anel. (exemplo: Tenho um anel de primeira canaleta do tipo 4 e posso trocar para uma canaleta do tipo 2? Posso fazer esta modificação?).
    Você sabe em qual caso devo utilizar um determinado tipo de anel?
    Grato

    ResponderExcluir
  2. Olá Edson que bom que você esta gostando.

    Você deve usar o anel que é recomendado fabricante do motor. Estas informações geralmente são passadas para as autorizadas. Você pode conseguir estes dados também com os fabricantes dos anéis.

    Um abraço, Fico te devendo esta.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia
    Muito interessante as explicações sobre os anéis ,
    Tenho uma necessidade ve se podes me ajudar :
    preciso de um fabricante de aníes ou adquirir anéis para um compressor de ar que o pistão trabalha na horizontal e não pode passar oleo entre a camisas e o pistão , então a camisa não pode ser brunida e os anéis tem que ter um perfeito ecentamento ,
    Como faço isso e onde encontro esse anéis , o diametro pode ficar entre 44 e 46 cm , pois eu mesmo fabrico os pistões
    grato
    Edmundo
    e-mail: edmundojoao@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Edmundo

    Infelizmente vou ficar te devendo esta. De uma procurada neste catalogo http://catalogue.mahle.com.br/Applications/WEB/Catalogos/catalog.nsf/index/COFAP%20Rings%20-%20An%C3%A9is%20-%20Por%20C%C3%B3digo%20COFAP?open&view=vRINByCOFAPCode&query=44 talvez tenha o que você esta procurando.

    Um abraço e obrigado pela visita e comentário,

    ResponderExcluir

1 - Todos os comentários serão moderados.
2 - Comentários com ofensas e vocabulário de baixo nível não serão aprovados.
3 – Comentários com ofensas a outros comentaristas não serão aprovados.
4 – Na medida do possível a havendo necessidade os comentários serão respondidos.
5 – Spans e propagandas não serão aprovados.
6 – O sistema de comentários possui um campo para website favor usar este campo pois só serão aprovados comentários com referencias para outros sites caso este for muito relevante.

Related Posts with Thumbnails

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Confira também:


Procurar

Inscreva-se no RSS Feed Siga o Carburado no Twitter!