13 de set de 2010

Você sabe como os espelhos retrovisores devem ser ajustados para uma melhor visualização e segurança? Segue algumas dicas de como regular seus retrovisores.

O posicionamento para o espelho retrovisor interior é bastante óbvio - você deve ser capaz de ver para fora da janela da retaguarda. Certifique-se de que o dia / noite switch encontrado na maioria dos rearview espelhos é o dia em posição durante a operação diurna.

Maneira correta de ajustar o espelho retrovisor

Segundo Felício Schilingovski Félix, analista técnico do Cesvi (Centro 
de Experimentação e Segurança Viária), o importante no momento de se ajustar os espelhos é obter melhor visão periférica, aumentando o ângulo de visão. "Os espelhos retrovisores externos tanto direito quanto esquerdo devem ser ajustados de modo a se enxergar o mínimo possível das partes laterais do carro. Olhando de cima, os retrovisores estão em ângulo de 90 graus. À medida em que fecha este ângulo, diminui a visão lateral e se enxerga mais o carro e menos o lado externo. O certo para se ajustar corretamente o retrovisor é, partindo de um ângulo mais aberto, onde não se veja nada do automóvel, fechar gradativamente. Quando se começa a enxergar um pouquinho do veículo, é preciso voltar e a partir daí enxerga-se o ambiente externo. Tem que enxergar o mínimo possível da lateral e o máximo possível da área refletora do meio externo. Uma boa relação de visão com o retrovisor significa que tem uma área cega, sempre vai ter, mas se consegue ter bom alcance visual, um bom campo de visão para conduzir o carro", explica.


Desnecessário

O analista técnico destaca que a visualização da lateral do automóvel diminui o ângulo de visão do condutor, sendo completamente desnecessário. "Não é necessário porque o mínimo de área que vai se dedicar para ver o veículo diminui o campo de visão e aumenta o risco em manobra. O retrovisor é um componente passivo, que não vai produzir nenhum tipo de efeito no trânsito. O espaço ao lado, exterior do carro, onde possa estar ocorrendo aproximação de outro veículo e havendo risco, tanto quanto antes enxergar, melhor. Para isso, é necessário maior visualização da parte periférica lateral do veículo, mas não a lateral do mesmo", afirma.

Félix conta ainda que já foram comprovados em estudo que o ajuste incorreto dos retrovisores externos ampliam as áreas cegas do motorista em relação ao ambiente, aumentando os riscos de acidente. "Existem estudos que mostram que um ajuste malfeito de retrovisor pode dobrar a área cega. O ajuste correto, ainda que não elimine os pontos cegos, reduzem os riscos em situação de manobra. O motorista tem assim uma noção periférica de tudo que ocorre ao redor do automóvel de forma satisfatória. Uma colocação errada dos retrovisores pode reduzir pela metade a visibilidade e expõe risco de acidentes em manobras no trânsito. Vendo veículos e motos que pudessem ser atingidos involuntariamente, se o retrovisor tivesse sido ajustado corretamente, permitiria um campo de visão e visualização melhores", finaliza.
Categories:

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Interessantes as observações, no entanto, ainda não conseguí entender e, inclusive passando por dificuldades em segurança, o porque o espelho do retrovisor direito, no caso o Honda Civic,amplia a distância do carro que vem atrás e, quando vc vai fazer a ultrapassagem, o carro está em cima???
    Isso é um fato. Pode conferir. Ingado o porque disso?

    genesio sousa
    genesiosousa@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Genésio.
    Não sei se eu entendi bem o que você quis dizer, mas me corrija se estiver errado. Alguns carros vem com o espelho do lado direito com uma certa curvatura para facilitar na hora de estacionar junto ao meio fio. Porem esta mesma curvatura pode atrapalhar um pouco na hora de uma ultrapassagem, como você falou, dizem que é uma questão de costume, mas mesmo assim, nesse casso é melhor aumentar a distancia de ultrapassagem para evitar maiores sustos.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  3. É muito interessante a observação do Genésio,sobre o espelho retrovisor do Honda New Civic.
    Sou proprietario de um,e o espelho retrovisor externo direito se destacou duas vezes.Na primeira vez ele não quebrou,mas na segunda vez ele quebrou.E agora estou com dificuldades de encontrar no mercado.Obs.Ele é apenas encaixado no suporte da maquina que faz os movimentos de regulagem,e não tem grande fixação,qualquer movimento brusco nas ruas ele se destaca.Acho que a fabrica deveria olhar melhor o projeto dele.
    As lojas que tenho procurado este espelho me informaram que ele tem sido muito procurado pelos proprietarios.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Costumo usar o retrovisor esquedo num carro de duas porta
    da forma que eu aviste o finalzinho da coluna da porta e o
    direito só o finalzinho da trazeira do carro.Faço isso a
    mais de trinta anos e nunca tive um acidente de trânsito
    será sorte?

    ResponderExcluir
  5. Olá Anonimo

    Não vejo como sorte e sim como costume, todos temos algum tipo de costume ao dirigir que nos deixam um pouco mais seguros.

    Um abraço e obrigado pela visita,

    ResponderExcluir

1 - Todos os comentários serão moderados.
2 - Comentários com ofensas e vocabulário de baixo nível não serão aprovados.
3 – Comentários com ofensas a outros comentaristas não serão aprovados.
4 – Na medida do possível a havendo necessidade os comentários serão respondidos.
5 – Spans e propagandas não serão aprovados.
6 – O sistema de comentários possui um campo para website favor usar este campo pois só serão aprovados comentários com referencias para outros sites caso este for muito relevante.

Related Posts with Thumbnails

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Procurar

Inscreva-se no RSS Feed Siga o Carburado no Twitter!