21/09/2013

Mais de um 1,5 milhão de motoristas brasileiros que apostaram nas vantagens do carro a gás estão, agora, assustados e em dúvida. Isso porque o preço do combustível não pára de subir. Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), só este ano, o gás sofreu reajuste de 12%. Enquanto isso, no mesmo período, o álcool caiu 3%.

E o aumento do gás é refletido nas bombas. Em muitos postos, o custo do metro cúbico de gás já está maior do que o litro do álcool. E embora a procura pelo GNV ainda seja grande, os motoristas que andavam satisfeitos com a economia de dinheiro, reclamam. “Acho que não está valendo a pena não. O aumento está um absurdo”, diz um dos motoristas. “Vai se tornar uma situação difícil para taxista”, diz o outro.

De acordo com o Centro Brasileiro de Infra-Estrutura, um carro abastecido com um litro de álcool roda em média sete quilômetros. Com um metro cúbico de gás, o percurso é quase o dobro. Assim, segundo os técnicos, o uso do gás ainda pode representar uma economia de 37,7% em relação ao álcool na região Sudeste. No entanto, há três anos, a vantagem era bem maior: chegava a 51%.

Gerente de uma oficina, Daniel Bermudo diz que a procura pelas conversões caiu, porque o motorista está mais desconfiado. “A economia continua sendo excelente, mas ele pensa duas vezes em relação ao investimento que deve ser feito para poder converter o carro pra gás”.

Alguns estados oferecem descontos no IPVA para os carros a gás. Mas a questão é se o investimento inicial da conversão, de mais de R$ 3 mil, ainda compensa. Para a pesquisadora Suzana Kahn, do Instituto Alberto Coimbra de Pós-Graduação (Coppe-UFRJ), ela ainda é vantajosa em alguns casos.

“Se aquele consumidor roda muito, cerca de 2 mil quilômetros por mês, que é uma quilometragem elevada, ele vai recuperar o investimento em menos de dois meses. Agora, para aquela pessoa que não circula muito, tem que avaliar muito bem”, diz.

Fonte
Categories: ,

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

1 - Todos os comentários serão moderados.
2 - Comentários com ofensas e vocabulário de baixo nível não serão aprovados.
3 – Comentários com ofensas a outros comentaristas não serão aprovados.
4 – Na medida do possível a havendo necessidade os comentários serão respondidos.
5 – Spans e propagandas não serão aprovados.
6 – O sistema de comentários possui um campo para website favor usar este campo pois só serão aprovados comentários com referencias para outros sites caso este for muito relevante.

Related Posts with Thumbnails

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Confira também:


Procurar

Inscreva-se no RSS Feed Siga o Carburado no Twitter!