7 de jul de 2008

A Suíça não tem uma indústria automobilística muito forte, mas o povo suíço ama rodas e asfalto. A maior prova disso é a Rinspeed, que, entre muitos sonhos sobre rodas, já criou bichos como o eXasis, o esportivo transparente. Outra das paixões dos suíços são os esportes náuticos. Para conciliá-los, a mesma empresa colocou no mundo o Splash, o carro-anfíbio que anda “sobre as águas”, e, agora, vem com o sQuba, o primeiro carro submarino do mundo. Ao contrário do Splash, o negócio dele é navegar sob as águas, ainda que ele também seja capaz de navegar.

A inspiração, como se pode imaginar, é o Lotus Esprit que o espião mais famoso do cinema (Bond, James Bond) usou para escapar de seus perseguidores no filme “O Espião que me Amava”. “E é exatamente 30 anos depois de o filme ter sido feito que esta sequência incrível, ainda que animada, se materializa e vira realidade no mundo atual”, diz Frank M. Rinderknecht, idealizador do carro e dono da Rinspeed.

O carro tem tração traseira e seu motor é uma unidade elétrica, o que o torna ecologicamente correto e bom de acelerar no asfalto, considerando que ele tem um exceletente torque à disposição. Para navegar, o sQuba tem dois propulsores por hélice na “popa” do carro. Para dar uma de submarino, o carrinho suíço tem dois jatos que ficam sob suas extremidades traseiras.

Como se vê pelos desenhos, o carro é um conversível, o que é no mínimo muito estranho, para um modelo que pretende submergir, e que não acompanha exatamente o que acontecia com o Lotus Esprit de Bond. As explicações são simples: vidros comuns não resistiriam à pressão da água, mesmo que apenas a 10 m de profundidade (o máximo que o sQuba atinge). Também há o gosto de Rinderknecht, notório apreciador de roadsters.

Ainda não há informações sobre a potência do motor, se ele se apóia apenas na força de baterias para navegar, rodar e submergir, dimensões etc. Apenas a certeza de que o sQuba estará em exposição no Salão de Genebra de 2008. Assim como outros modelos da marca, ele será apenas para demonstração, um filho único (ainda que de pai muito rico... e excêntrico).

Veja o vídeo do carro submarino:



Fonte
Categories: , ,

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

1 - Todos os comentários serão moderados.
2 - Comentários com ofensas e vocabulário de baixo nível não serão aprovados.
3 – Comentários com ofensas a outros comentaristas não serão aprovados.
4 – Na medida do possível a havendo necessidade os comentários serão respondidos.
5 – Spans e propagandas não serão aprovados.
6 – O sistema de comentários possui um campo para website favor usar este campo pois só serão aprovados comentários com referencias para outros sites caso este for muito relevante.

Related Posts with Thumbnails

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Procurar

Inscreva-se no RSS Feed Siga o Carburado no Twitter!