25 de jul de 2008

Quem gosta de carros exóticos tem uma ótima oportunidade para ver alguns exemplares em ação até este sábado, no kartódromo de Interlagos. Cerca de 30 carros, desenvolvidos por alunos de engenharia de todo o Brasil, estarão disputando um torneio de economia, em busca do melhor desempenho com o mínimo de consumo de energia.

O grande desafio é superar o recorde estabelecido no ano passado, de 367 quilômetros por litro de gasolina. Para atingir o objetivo, além de desenvolverem a parte mecânica, os projetistas tentam reduzir ao máximo o peso dos pequenos veículos, através do uso de materiais tão exóticos como o bambu.

Outra meta é diminuir ao máximo a resistência aerodinâmica, fator que, apesar das baixas velocidades envolvidas (em torno dos 40 km/h), não deixa de ser determinante. O resultado são formas que lembram carros do futuro de filmes e desenhos animados, o que aumenta a atração da disputa.

Mulheres - Uma característica da Maratona da Eficiência é o grande número de carros pilotados por mulheres. As futuras engenheiras, além de participarem no desenvolvimento e construção dos carros, são preferidas na hora de guiá-los por, em geral, terem menos peso que seus colegas do sexo masculino.

Entre os objetivos da competição estão o incentivo à criatividade dos alunos e o seu aprimoramento para o mercado de trabalho. Muitos participantes das edições anteriores, já formados, atuam hoje em importantes empresas do setor automotivo.

A edição deste ano conta com patrocínio da Petrobras, Fiat, FPT - Powertrain Technologies, NSK Rolamentos e apoio técnico da Heliar e VZAN.



Fonte
Categories: ,

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

1 - Todos os comentários serão moderados.
2 - Comentários com ofensas e vocabulário de baixo nível não serão aprovados.
3 – Comentários com ofensas a outros comentaristas não serão aprovados.
4 – Na medida do possível a havendo necessidade os comentários serão respondidos.
5 – Spans e propagandas não serão aprovados.
6 – O sistema de comentários possui um campo para website favor usar este campo pois só serão aprovados comentários com referencias para outros sites caso este for muito relevante.

Related Posts with Thumbnails

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Procurar

Inscreva-se no RSS Feed Siga o Carburado no Twitter!