21 de set de 2013

Como hoje em dia o combustível não é dos mais baratos. vale a pena tomar alguns cuidados ao volante para evitar gastos desnecessários na hora de reabastecer. Confira a seguir alguns conselhos para fazer o combustível do seu carro render mais:



  • Na partida, não se deve aquecer o motor com o carro parado. É melhor começar a andar devagar, ir acelerando progressivamente sem exigir grande potência do motor nos primeiros metros.
  • Evite andar com o motor em alta rotação. Consulte o manual do proprietário para verificar qual é o regime em que o torque (força) máximo é atingido.
  • No trânsito, mantenha-se o máximo possível nas marchas mais altas sem no entanto forçar o motor e deixa-lo dar trancos. Ande em velocidade regular, sem grandes freiadas ou acelerações repentinas.
  • Mantenha o motor bem regulado, com os bicos injetores desobstruídos e com os filtros de ar dentro do prazo de utilização recomendado pelo fabricante. As velas também precisam estar em bom estado e com a folga do eletrodo de acordo com as especificações estabelecidas por cada marca.
  • Estacionando, nunca acelere antes de desligar a ignição.
  • Andar com o ar-condicionado ligado mesmo em dias frios também acaba provocando desperdício de combustível. É recomendável usá-lo com moderação.
  • Levar peso desnecessário no porta-malas, por esquecimento, exige mais esforço do motor e também aumenta o consumo. Vale a pena remover os objetos que não serão usados durante a viagem.
  • Pneus descalibrados também são vilões quando o assunto é economizar combustível. Não se esqueça de calibrá-los semanalmente. Na maioria dos casos, as pressões corretas estão impressas numa etiqueta atrás da portinhola do bocal de reabastecimento, ou na parte interna da tampa do porta-luvas.
  • Se for viajar, os vidros abertos e a bagagem na capota são pontos que pesam contra o seu bolso na hora de reabastecer, pois afetam o perfil de penetração aerodinâmica do carro. Procure manter as janelas fechadas e não exagere na altura da carga colocada no bagageiro.
  • Nunca encha o tanque de combustível até a boca. Nos carros com carburador, parte desse combustível acaba se perdendo pelo bocal ou pela válvula de alívio. Lembre-se: o nível correto do tanque é quando o combustível atinge o bico da bomba. Isso pode ser percebido quando o gatilho da mangueira desarma automaticamente.
  • Não rode com o tanque na reserva, o que permite muito espaço para evaporação do combustível. Além disso, essa atitude faz com que resíduos que ficam no fundo do tanque sejam sugados para dentro do motor, entupindo os bicos injetores.
  • Dirija com calma, sem exagerar nas acelerações, sem excesso de freadas bruscas e retomando a velocidade sem pressa. O motorista afoito é o maior amigo dos donos de postos de combustível.
  • No caso dos carros dotados de carburador, desligue o afogador assim que o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento.
  • Mecânica: é fundamental verificar pelo menos uma vez por ano os elementos essenciais, afinação do motor, troca de filtros (um filtro sujo diminui o rendimento do motor), etc.
  • Quando chegar a velocidade desejada, alivie um pouco o acelerador.
  • Organize seu itinerário. Crie uma rota que atenda todos os seus compromissos. Concilie sua agenda da melhor forma, evite idas e vindas desnecessárias.

Fontes Carsale e G1
Categories: ,

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

1 - Todos os comentários serão moderados.
2 - Comentários com ofensas e vocabulário de baixo nível não serão aprovados.
3 – Comentários com ofensas a outros comentaristas não serão aprovados.
4 – Na medida do possível a havendo necessidade os comentários serão respondidos.
5 – Spans e propagandas não serão aprovados.
6 – O sistema de comentários possui um campo para website favor usar este campo pois só serão aprovados comentários com referencias para outros sites caso este for muito relevante.

Related Posts with Thumbnails

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Procurar

Inscreva-se no RSS Feed Siga o Carburado no Twitter!