2 de jul de 2008

Se depender da Câmara dos Deputados o airbag, acessório que comprovadamente ajuda a salvar vidas no trânsito, vai se tornar equipamento obrigatório em veículos no Brasil. As montadoras esperam uma decisão dos rumos desse tema, enquanto os fabricantes dessas bolsas que inflam e amortecem o choque do motorista e do passageiro durante acidentes já se preparam para produzir muito mais.

Nos Estados Unidos, a adoção obrigatória do dispositivo de segurança há dez anos fez o número de mortes de motoristas cair 14%. Dados como esse incentivaram países europeus e o Japão a fazer a mesma exigência às montadoras.

No Brasil, onde as vítimas fatais no trânsito chegam a quase 35 mil por ano, cerca de 25% dos carros saem de fábrica com o equipamento. Entre os veículos populares esse índice ainda é reduzido: apenas 5%.

No entanto, para muitos motoristas, o item de segurança que custa até R$ 2,5 mil, está entre os últimos na lista de acessórios. “Acredito que acessório é mais estética. Roda, som, direção hidráulica, ar-condicionado, vidro elétrico”, diz o vendedor Marco Aurélio Cardoso. “Airbag não tem música, não tem nada”, afirma o taxista Edson de Araújo. “Eu me garanto no cinto”, garante o especialista em marketing André Godinho.

O publicitário Leandro Aguilar, de São Paulo, pagou mais pelo carro 0 km com airbag. “Veio no pacote. Na verdade, acho que ninguém quer usar o airbag”, diz. Porém, foi justamente o airbag que o salvou. Há cinco meses, ele dormiu ao volante quando voltava da casa da namorada e bateu num “guard rail”. “Na hora do impacto, minha mão torceu e aí já disparou o airbag”, recorda. “O carro acabou”, emenda.

Casos como o de Leandro começam a sensibilizar o Congresso Nacional. Um projeto de lei que obriga os fabricantes a equipar os carros novos com airbags foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. O projeto precisa ainda passar por outras votações. E se for aprovado, 100% dos automóveis terão que sair de fábrica com o equipamento até 2014.




Fonte
Categories:

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

1 - Todos os comentários serão moderados.
2 - Comentários com ofensas e vocabulário de baixo nível não serão aprovados.
3 – Comentários com ofensas a outros comentaristas não serão aprovados.
4 – Na medida do possível a havendo necessidade os comentários serão respondidos.
5 – Spans e propagandas não serão aprovados.
6 – O sistema de comentários possui um campo para website favor usar este campo pois só serão aprovados comentários com referencias para outros sites caso este for muito relevante.

Related Posts with Thumbnails

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Procurar

Inscreva-se no RSS Feed Siga o Carburado no Twitter!