21 de set de 2013

O rodízio de pneus é muito importante para prevenir o gasto irregular. Se os pneus não forem verificados e o rodízio não for feito, o ruído na estrada irá aumentar, haverá menor economia de combustível e a estabilidade em pista molhada reduzirá. Pneus sem manutenção terão que ser trocados mais cedo.

Quando fazer o rodízio dos pneus?

Deve-se fazer o rodízio a cada 10 mil quilômetros, além do alinhamento de rodas e direção.

Como fazer o rodízio de pneus?

Nos carros com tração dianteira, em que todos os pneus são do mesmo tamanho, trocam-se os pneus da frente para trás em linha reta, e os traseiros para frente de forma cruzada.

Em carros de tração traseira, trocam-se os pneus traseiros para frente em linha reta e os pneus dianteiros para trás de forma cruzada.

Nos carros com tração nas quatro rodas o padrão de rodízio sugerido é em "X". O pneu esquerdo traseiro é substituído pelo pneu direito dianteiro e o pneu direito traseiro substituído pelo pneu esquerdo dianteiro.

Carros esporte, de luxo e utilitários possuem pneus unidirecionais. Estes pneus têm bandas de rodagem padrão, projetadas para atuar somente na direção determinada na parede lateral. Eles devem ser trocados de frente para trás (supondo que os pneus sejam do mesmo tamanho). Isto assegura que a direção da rotação não mude.

Se você incluir o estepe no rodízio, o normal é colocá-lo no lado direito traseiro. O motorista deve consultar o manual do proprietário para realizar o procedimento correto do rodízio de pneus do seu carro.

Esquema de rodízio de pneus



Categories: ,

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Pessoal, rodízio é muito importante, já chegamos ver pneus que só duraram 20 mil quilómetros invés dos 40 mil que devia ter durado por não fazer rodízio ou alinhar os pneus, rodízio, alinhamento e balanceamento é crucial para a durabilidade do seu pneu.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se mesmo quando não há trepidação no volante e nem sintoma de que as rodas estão desbalanceadas, se é necessário fazer o balanceamento junto com o alinhamento a cada 10 mil km?
    Gostaria de saber também se o Civic 1998 tem alinhamento trazeiro.

    ResponderExcluir
  3. Olá Anônimo

    Sim é importante fazer o rodízio mesmo não apresentando nenhum problema, pois aumenta a vida útil dos pneus.

    Um abraço e obrigado pelo comentário e visita,

    ResponderExcluir
  4. Faço a calibragem uma vez por mês e alinhamento e balanceamento com 10.000km, Estão meia vida os pneus e a kilometragem em 30.000km.

    ResponderExcluir
  5. Aconteceu uma coisa que eu não sabia, esperei pra fazer o rodízio com 20.000km, e agora ao rodar com o carro ele produz um barulho muito chato na frente.Me disseram que esse barulho vai diminuir aos poucos a medida que desgastar.

    ResponderExcluir

1 - Todos os comentários serão moderados.
2 - Comentários com ofensas e vocabulário de baixo nível não serão aprovados.
3 – Comentários com ofensas a outros comentaristas não serão aprovados.
4 – Na medida do possível a havendo necessidade os comentários serão respondidos.
5 – Spans e propagandas não serão aprovados.
6 – O sistema de comentários possui um campo para website favor usar este campo pois só serão aprovados comentários com referencias para outros sites caso este for muito relevante.

Related Posts with Thumbnails

Receba as atualizações do Blog Carburado gratuitamente por e-mail:

Procurar

Inscreva-se no RSS Feed Siga o Carburado no Twitter!